NOTÍCIA

Putin valida referendo e declara Crimeia Estado independente



O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta segunda-feira (17) um decreto pelo qual o país reconhece a independência da península separatista ucraniana da Crimeia, um dia depois da consulta popular que optou por essa separação. Resultados preliminares apontam que 95,5% aprovaram a incorporação da região autônoma ucraniana à Rússia.

"Levando em conta a expressão da vontade do povo crimeano no referendo realizado em 16 de março de 2014, (decreto) reconhecer a República da Crimeia, na qual a cidade de Sebastopol tem um status especial, como um Estado independente e soberano. Este decreto entra em vigor hoje", diz o documento.

A Crimeia, ocupada há mais de duas semanas por tropas russas, votou em massa no domingo (16) a favor da anexação da região pela Rússia em um referendo considerado ilegal por Kiev e pela comunidade internacional.

O Parlamento crimeano decidiu, por unanimidade, pedir oficialmente a integração da Crimeia à Federação da Rússia.

Abrigo da frota russa no mar Negro, na base de Sebastopol, a Crimeia foi parte da Rússia até 1954, quando o então dirigente soviético Nikita Kruschev passou o controle à Ucrânia.

Fonte: UOL Notícias
Foto: Reprodução

Postagens mais visitadas