Notícia: Abertura da Copa do Mundo fecha com balanço positivo

Abertura da Copa do Mundo fecha com balanço positivo


O jogo entre Brasil e Croácia mal tinha acabado e os relatórios sobre o dia da abertura da Copa do Mundo já estavam sendo feitos. Sem maiores problemas e com elogios de torcedores que foram à Arena Corinthians, o momento mais aguardado do ano teve um balanço positivo, segundo uma avaliação preliminar da SPCopa, órgão da Prefeitura responsável pelo Mundial.

Além das manifestações que deixaram detidos e feridos antes de a bola começar a rolar, os pontos considerados negativos foram a presença de ambulantes irregulares no entorno do estádio e o furto de ingressos também na entrada para a partida.

Saiba alguns números e o que deu certo e errado neste dia 12 de junho.

Mobilidade

Metrô e CPTM não registraram falhas operacionais, mesmo com a interdição das estações Carrão e Tatuapé por causa das manifestações. A CET contou com 1200 homens em toda a cidade, 500 próximos à abertura, e o pico de congestionamento foi de oito quilômetros, por um período de apenas uma hora. O serviço do Atende, para cidadãos com mobilidade reduzida, serviu para 280 pessoas..

Ingressos

Mais de 30 pessoas tiveram seus ingressos furtados bem perto da entrada do estádio. Segundo informações iniciais, em todos os casos houve tempo suficiente para o registro do boletim de ocorrência e a restituição do bilhete. Na maioria das vezes, o furto aconteceu na hora em que o torcedor retirava o ticket da bolsa para ver onde era o seu portão.

Não houve um número relevante de cambistas atuando no entorno de Itaquera, de acordo com a avaliação preliminar da SPCopa.

Saúde

O Samu prestou 17 atendimentos e fez três remoções

Ambulantes

Quatrocentos ambulantes trabalharam registrados nas imediações do estádio. Houve, no entanto, a apreensão de seis toneladas de produtos em geral sendo vendidos irregularmente nas proximidades da arena, fora do perímetro de restrição comercial da Fifa, localizados especialmente na rampa de acesso à Estação Corinthians-Itaquera.

Manifestações

Os pontos principais de protetos foram no Metrô Carrão e o Sindicato dos Metroviários, com um balanço de mais de 40 detidos, contando também com a Unesp, além do terminal Barra Funda e da própria Zona Leste.

Fan Fest

O Vale do Anhangabaú recebeu 15 mil pessoas na Fan Fest antes do início do jogo, depois o número subiu para 30 mil. A fiscalização com ambulantes resultou em 308 apreensões de bebidas e outros materiais, o maior problema registrado no local.

Fonte: Por Camila Mattoso/ESPN.com.br
Foto: AP
Página anterior Próxima página