Notícia: Após massacre em exibição de jogo da Copa, Quênia tem novo atentado

Após massacre em exibição de jogo da Copa, Quênia tem novo atentado


Familiares esperam para receber os corpos das pessoas que foram assassinadas por homens armados enquanto assistiam a um jogo da Copa do Mundo da Fifa 2014.

Ao menos mais dez pessoas morreram na noite desta segunda-feira no Quênia em um ataque cometido perto da cidade de Mpeketoni, onde no domingo a milícia terrorista Al Shabab – ligada à rede Al Qaeda – matou pelo menos 48 pessoas que assistiam a um jogo da Copa do Mundo em um hotel. O novo atentado ocorreu na cidade de Poromoko, no nordeste do país, conforme detalhou o comissário de polícia do condado de Lamu, Stephen Ikua, à rádio local Capital FM.

Segundo ele, um grupo de jihadistas invadiu a cidade, atirou contra os moradores e ateou fogo em vários prédios. Efetivos da polícia foram enviados ao local para reforçar a segurança e determinar o número exato de vítimas, acrescentou o comissário. O ataque ocorreu um dia depois que a cidade vizinha de Mpeketoni foi alvo de um massacre considerado o pior atentado no país africano desde setembro do ano passado, quando 67 pessoas morreram em uma ação de milicianos do Al Shabab contra o shopping Westgate, na capital Nairóbi.

O Quênia, especialmente Nairóbi e a cidade litorânea de Mombaça, tem sido alvo de atentados desde que o seu Exército invadiu a Somália em outubro de 2011, devido a uma onda de sequestros em território queniano que foram atribuídos à milícia somali. O Al Shabab, que em 2012 anunciou sua adesão formal à rede terrorista Al Qaeda, controla grandes áreas do centro e do sul da Somália, onde o frágil governo não apresenta condições de impor sua autoridade.

A Somália vive em estado de guerra civil desde 1991, quando o ditador Mohammed Siad Barre foi derrubado, deixando o país sem um governo efetivo e nas mãos de milícias radicais islâmicas, senhores da guerra e quadrilhas de delinquentes armados.

Fonte: agência EFE
Foto: Simon Maina/AFP
Página anterior Próxima página