Notícia: Torcedores brasileiros aderem à faxina japonesa e limpam estádio

Torcedores brasileiros aderem à faxina japonesa e limpam estádio



Japonês é ajudado por torcedora brasileira a recolher o lixo que ficou na Arena das Dunas, após jogo entre Japão e Grécia.

Os torcedores japoneses deram lição de civilidade ao recolher copos e objetos que estavam debaixo das cadeiras da Arena Pernambuco, no sábado, após derrota contra a Costa do Marfim.

A cena se repetiu nesta quinta, no empate sem gols entre Japão e Grécia, em Natal. Impressionados com o gesto dos nipônicos, torcedores brasileiros aderiram à faxina e ajudaram a limpar a arquibancada da Arena das Dunas.

Anselmo Almeida e Lúcio Flávio assistiram juntos no meio da torcida do Japão. Após o apito final, os dois cataram copos e papeis que estavam na fileira.

"Eles vieram ao Brasil e nos deram um grande ensinamento", completou Anselmo.

O torcedor brasileiro Sérgio Henrique também entrou na onda e usou uma sacola para guardar o lixo.

"Eu observei o comportamento deles e vi que eles não fazem isso forçado. Para eles é natural, automático. Foram limpando a fileira que estavam e em dois minutos já tinham terminado o serviço. O brasileiro tem que aprender muito com o japonês", diz Henrique.

Fotografado recolhendo copos de outros torcedores na arquibancada do estádio em Natal, o japonês Tomonori conta que a faxina é algo comum em seu país, sendo feita após jogos, festas ou qualquer outro evento.

"Todos nós japoneses fazemos isso em qualquer lugar. Posso dizer que a gente aprendeu ainda criança. É cultural", respondeu Tomonori, em inglês.

Fonte: Bruno Thadeu/UOL
Foto: AFP PHOTO / TOSHIFUMI KITAMURA
Página anterior Próxima página