Notícia: Ucrânia anuncia 'processo de cessar-fogo'

Ucrânia anuncia 'processo de cessar-fogo'



O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, anunciou nesta quarta-feira que fechou um acordo com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para iniciar um processo de cessar-fogo da violência no leste do país.

O acordo foi firmado por telefone entre os dois líderes, segundo um comunicado emitido pela presidência ucraniana.

O porta-voz do Kremlin confirmou que Putin discutiu com Poroshenko uma solução para o conflito na Ucrânia, mas negou que se tratasse de um cessar-fogo, já que "a Rússia não é parte do conflito".

O conflito na Ucrânia opõe as tropas oficiais do governo ucraniano e militantes rebeldes separatistas pró-Rússia. A Rússia é acusada de apoiá-los; no entanto o Kremlin sempre negou esta relação.

O anúncio já teve repercussões no mercado financeiro europeu, com alta do euro diante das outras moedas. Havia temores de que um prolongado conflito na Ucrânia pudesse prejudicar a economia europeia, ao abalar as relações comerciais da Europa com a Rússia.

Ainda nesta quarta-feira, o presidente Barack Obama se encontra com líderes da aliança militar Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Estônia.

Fonte: MSN
Foto: A/D
Página anterior Próxima página