Notícia: Cantareira sobe a 10,7% e recupera reserva retirada do 2º volume morto

Cantareira sobe a 10,7% e recupera reserva retirada do 2º volume morto



O nível do sistema Cantareira voltou a subir e atingiu 10,7% nesta terça-feira (24), recuperando exatamente o volume de água do segundo volume morto. A informação foi divulgada em boletim diário da Sabesp.

Embora o manancial não receba chuvas desde sábado (21), ele se vale do aumento da vazão de rios que desaguam no sistema, como os localizados no sul de Minas Gerais. A menor captação de água nos reservatórios e a redução de pressão na rede em São Paulo também contribuem para a alta.

O patamar desta terça-feira corresponde a 105 bilhões de litros, mesma quantidade de água da segunda reserva técnica, que começou a ser captada no dia 24 de outubro do ano passado. Apesar disso, o conjunto de represas, que abastece 6,2 milhões de pessoas na Grande São Paulo, ainda não recuperou o primeiro volume morto (18,5%). Isso vai ocorrer quando o sistema chegar 29,2% (10,7% + 18,5%).

O sistema, que começou o mês em 5%, teve em fevereiro o mês mais chuvoso e com mais elevações desde o começo da crise, em janeiro de 2014. Foi a 21ª alta de fevereiro e a 19ª consecutiva, mas a situação ainda é crítica. A média prevista de chuvas para o mês todo já foi superada em 33,8%, mas a estação chuvosa está terminando e as represas têm que acumular água para enfrentar os meses mais secos.

O governador disse nesta sexta-feira (20) que "não há nenhuma previsão de rodízio",mas a possibilidade ainda não está descartada por completo.

Fonte: G1
Foto: Reprodução Globo News
Página anterior Próxima página