Notícia: Ataques em Paris foram comandados em tempo real a partir da Bélgica

Ataques em Paris foram comandados em tempo real a partir da Bélgica



Os atentados de novembro em Paris foram coordenados a partir da Bélgica, de acordo com a edição do jornal Le Monde desta quarta-feira (30). O jornal francês teve acesso às investigações que já permitem traçar os preparativos e o desenrolar das ações que deixaram 130 mortos e mais de 350 feridos. Os investigadores concluíram que uma “tripla coordenação” ocorreu à distância.

“Começamos”, dizia uma mensagem que foi encontrada em um celular Samsung, que foi jogado em um lixo perto do Bataclan, informou o periódico francês.

De acordo com as investigações, essa foi a mensagem que deu início a ação dos terroristas que invadiram a tradicional casa de espetáculos durante o show da banda de rock “Eagles of Death Metal”, na noite de 13 de novembro. Ela foi recebida pelos terroristas cerca de dois minutos após o carro estacionar nas redondezas.

Às 21h42, quando o SMS foi enviado, o destinatário estava na Bélgica. A linha, que tinha sido aberta na noite anterior foi rapidamente desativada após a mensagem. Durante sua curta existência, foram trocadas 25 mensagens com o aparelho encontrado no lixo.

Um segundo número belga ficou em contato com Abdelhamid Abaaoud, que coordenou o ataque aos restaurantes, destacou o Le Monde. As ligações foram feitas a partir do mesmo lugar de onde a mensagem foi enviada ao aparelho encontrado no lixo. Abaaoud foi morto dias depois em uma megaoperação da polícia em Saint Denis, ao norte de Paris. Os investigadores deduzem que pelo menos um homem liderou as ações, mas ele ainda não foi identificado.

A análise do celular também permitiu aos policiais observarem que no dia do ataque, a partir das 14h, o proprietário passou a tarde a fazer pesquisas de fotos e mapas detalhados da sala, sendo um deles do local onde aconteceram os disparos. Ele também buscou a programação da semana da casa de shows.

Fonte: G1
Foto: Kenzo Tribouillard/AFP
Página anterior Próxima página