Notícia: Ataque do Estado Islâmico deixa mortos em mercado de Bagdá

Ataque do Estado Islâmico deixa mortos em mercado de Bagdá


Carro explodiu perto de mercado em bairro xiita de Bagdá, no Iraque, nesta quarta-feira (11).

Um novo atentado em um mercado deixou ao menos 64 mortos e 87 feridos nesta quarta-feira (11) no norte de Bagdá, no Iraque, informaram fontes médicas e das forças de segurança, segundo as redes BBC e CNN. Outras duas explosões ocorridas pouco mais tarde deixaram pelo menos outros 10 mortos.

O grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou o atentado, segundo a CNN. Para provocar a explosão, que aconteceu por volta de 10h (no horário local), foi utilizado um carro-bomba. O mercado atingido pelos terroristas fica nas proximidades do grande bairro xiita de Sadr City, segundo a France Presse. A BBC afirma que entre as vítimas estão mulheres e crianças.

O Estado Islâmico, que desde 2014 controla áreas importantes do Iraque, vem promovendo uma série de ataques em vários pontos de Bagdá.

Os terroristas visam principalmente bairros habitados por xiitas, que são considerados hereges pelos extremistas.

O crescimento do grupo, que luta contra o governo para controlar o norte e o oeste do Iraque, aumentou os conflitos étnicos no país, principalmente entre sunitas e xiitas, surgidos principalmente após a invasão norte-americana em 2003, segundo a Reuters.

Em 30 de abril, uma explosão atingiu um mercado popular, que fica região de Nahrawan, por onde passam peregrinos xiitas para irem ao túmulo de Musa al Kazim. Dias antes, em 25 de abril, outra explosão, dessa vez no mercado de Al Jadidah, no sudeste da cidade, deixou seis pessoas mortas e 30 feridas.

Fonte: G1
Foto: Wissm al-Okili / Reuters
Página anterior Próxima página