Notícia: Temporal deixa 24 mortos e mais de 70 desaparecidos no norte da China

Temporal deixa 24 mortos e mais de 70 desaparecidos no norte da China



As fortes chuvas que castigam esta semana o norte da China deixaram pelo menos 24 mortos e mais de 70 desaparecidos, segundo a France Presse.

As fortes chuvas começaram no início desta semana em Pequim e nas províncias de Hebei, Shanxi, Henan e Shaanxi, de acordo com o ministério dos Assuntos Civis.

Em Hebei, a mais afetada pelo temporal, foram registradas pelo menos 14 mortes e o desaparecimento de 72 pessoas, que levou as autoridades locais a declarar alerta vermelho, o mais alto nível de emergência.

Os principais rios da província transbordaram e cerca de 123.000 pessoas foram retiradas de suas casas por causa do risco de inundações e deslizamentos de terra, informou o ministério dos Assuntos Civis.

O temporal também afetou a vida cotidiana de Pequim, a capital chinesa, onde as chuvas foram contínuas na quarta (20) e estão sendo ocasionais nesta quinta, causando problemas no sistema de transporte.

Um total de 237 voos no aeroporto internacional da cidade, 60 trens e 14 rotas de ônibus público tiveram que ser canceladas por causa do temporal, que inundou várias ruas, especialmente zonas com insuficiente serviço de águas e esgoto.

O presidente da China, Xi Jinping, pediu durante uma viagem oficial à região de Ningxia (noroeste do país) que não se poupem esforços para enfrentar as chuvas e inundações que como em outros anos afetam o país desde o mês de maio, e que esta temporada já causaram pelo menos 300 mortes.

Fonte: G1
Foto: China Daily / via Reuters
Página anterior Próxima página